O termo art déco, de origem francesa (abreviação de arts décoratifs), refere-se a um estilo decorativo que se afirmam nas artes plásticas, artes aplicadas (design, mobiliário, decoração etc.) é um estilo que surgiu na década de 1925 e aplica-se a um estilo que, iniciado por volta de 1918-20, (período entre duas guerras mundiais 1925-1939).O movimento aplica-se na Europa na América do Norte e do Sul. O estilo deve seu nome à Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, realizada em Paris, em 1925.
Art déco se define como Arte decorativa, dentro do Movimento Moderno, que pretendia ser mais que isso: movimento cultural que envolvia aspectos sociais, tecnológicos, econômicos também artísticos.
Suas principais características são as cores discretas, traços sintéticos, formas estilizadas e geométricas. O estilo pode ser visto como uma tentativa de modernizar o Art Nouveau.
O estilo predomina as linhas retas ou circulares estilizadas, as formas geométricas e o design abstrato. Entre os motivos mais explorados estão os animais e as formas femininas. Nesse sentido, é possível afirmar que o estilo "clean e puro" art déco dirigem-se ao moderno e às vanguardas do começo do século XX, beneficiando-se de suas contribuições. O cubismo, a abstração geométrica, o construtivismo e o futurismo deixam suas marcas na variada produção inscrita sob o "estilo 1925".
O art déco apresenta-se de início como um estilo luxuoso, destinado à burguesia enriquecida do pós-guerra. A partir de 1934, ano de realização da exposição Art Déco no Metropolitan Museu de Nova York, o estilo passa a dialogar mais diretamente com a produção industrial e com os materiais e formas passíveis de serem reproduzidos em massa. O barateamento da produção leva à popularização do estilo que invade a vida cotidiana: os cartazes e a publicidade, os objetos de uso doméstico, as jóias e bijuterias, a moda, o mobiliário etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário