segunda-feira, 18 de abril de 2011

Design Contemporaneo!

A atriz Grazi Massafera foi fotografada por Jairo Goldflus para a campanha de inverno da Rosa Chá. Inspirada no visual da art deco.Em um cenário de formas geométricas criado por Marcos Sachs. Confira abaixo algumas fotos do ensaio:


Art Déco - Nas ruas de Curitiba

Art Déco - Nas ruas de Curitiba

Escola Estadual do Paraná

Miami-Art Déco (Boris Posavec)


O Edifício Chrysler foi concebido por William Van Alen. (ANO 1928)


Suas principais características são:
Interação de formas geométricas.
Padrões abstratos de zigue-zagues 
Asnas e refulgências executadas em cores brilhantes.
Uso do bronze, marfim e ébano.

Cassandre. (Ano 1901-1968)



Descrição: Simplicidade de estilo,traços sintéticos,design abstrato,cores discretas.

David Dalmau. (ANO 2007)

O Cristo Redentor. ANO (1931)


    O desenho final do monumento é de autoria do artista plástico Carlos Oswald e a execução da escultura é responsabilidade do estatuário francês Paul Landowski.

Paul Poiret – Estilista Frances. (ANO 1994)

Jean Dunand. (Ano 1941)

Lee Lawrie. (Ano 1877-1963)




Descrição: Traços sintéticos,cor escura.

Georges Braque que fundou o Cubismo. (ANO 1963)






Descrição: Formas geométricas,predomina linhas circulares estilizadas.

Citações do livro " Uma instrodução á história do Design" sobre Art Déco

.
Existia uma tensão entre duas soluções formais mais ou menos distintas.
A segunda promovia a geometrização das formas, caminhando cada vez mais em direção ao uso de motivos abstratos e/ou lineares  Rafael Cardoso

O período entre as décadas de 1920 e 1940 testemunhou uma enorme multiplicação da inter-relação de texto e imagem em jornais, revistas, livros e cartazes.  Rafael Cardoso

Piet Mondrian (Ano 1923)

          Bauhaus foi uma escola na Alemanha, que os ofícios combinada e as artes plásticas, e era famosa pela abordagem de design que divulgada e ensinada. Elaoperou de 1919


Descrição: Predomina linhas retas ou circulares estilizadas,cores discretas.

Tamara de Lampicka – Pintura Art Déco


   Bela, emancipada, moderna e escandalosa, personagem das noitadas nova-iorquinas e dos salões parisienses de Arte, Tamara de Lempicka encarnou a 'folia' dos 'anos loucos' – as décadas de 20 e 30 do século passado.


Descrição: Formas geométricas e estilizadas,cores discretas.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Citações do livro " Uma instrodução á história do Design" sobre Art Déco

"Art Nouveau e do Art Déco foram largamente aplicados no Brasil como simples indicadores do novo e do moderno,praticamente sem outros critérios de significação."

segunda-feira, 11 de abril de 2011

ART DÉCO

 O termo art déco, de origem francesa (abreviação de arts décoratifs), refere-se a um estilo decorativo que se afirmam nas artes plásticas, artes aplicadas (design, mobiliário, decoração etc.) é um estilo que surgiu na década de 1925 e aplica-se a um estilo que, iniciado por volta de 1918-20, (período entre duas guerras mundiais 1925-1939).O movimento aplica-se na Europa na América do Norte e do Sul. O estilo deve seu nome à Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, realizada em Paris, em 1925.

 Art déco se define como Arte decorativa, dentro do Movimento Moderno, que pretendia ser mais que isso: movimento cultural que envolvia aspectos sociais, tecnológicos, econômicos também artísticos.
 Suas principais características são as cores discretas, traços sintéticos, formas estilizadas e geométricas. O estilo pode ser visto como uma tentativa de modernizar o Art Nouveau.

 O estilo predomina as linhas retas ou circulares estilizadas, as formas geométricas e o design abstrato. Entre os motivos mais explorados estão os animais e as formas femininas. Nesse sentido, é possível afirmar que o estilo "clean e puro" art déco dirigem-se ao moderno e às vanguardas do começo do século XX, beneficiando-se de suas contribuições. O cubismo, a abstração geométrica, o construtivismo e o futurismo deixam suas marcas na variada produção inscrita sob o "estilo 1925".

 O art déco apresenta-se de início como um estilo luxuoso, destinado à burguesia enriquecida do pós-guerra. A partir de 1934, ano de realização da exposição Art Déco no Metropolitan Museu de Nova York, o estilo passa a dialogar mais diretamente com a produção industrial e com os materiais e formas passíveis de serem reproduzidos em massa. O barateamento da produção leva à popularização do estilo que invade a vida cotidiana: os cartazes e a publicidade, os objetos de uso doméstico, as jóias e bijuterias, a moda, o mobiliário etc.